Bolsonaro conversa com presidente do Paraguai sobre reabertura da Ponte da Amizade.

A ponte deve ser reaberta antes de 15 de outubro, de acordo com o governo do país vizinho.

Bolsonaro conversa com presidente do Paraguai sobre reabertura da Ponte da Amizade.
      O presidente Jair Bolsonaro e o chefe de Estado do Paraguai, Mario Abdo Benítez, conversaram por telefone na última sexta-feira (02) para discutir a data da reabertura da Ponte da Amizade, que une os dois países pelo rio Paraná e que foi fechada pela pandemia há seis meses. A passagem de fronteira liga Ciudad del Este (Paraguai) a Foz de Iguaçu (Brasil), na tríplice fronteira onde também fica Puerto Iguazú (Argentina).

      Os dois líderes "conversaram por telefone na sexta-feira para acertar os detalhes finais para uma abertura gradual dos postos de fronteira", informou a presidência do Paraguai por meio de comunicado oficial. A ponte deve ser reaberta antes de 15 de outubro, de acordo com o governo do país vizinho. Abdo disse a Bolsonaro que está preparado para a reabertura com base em um plano piloto de três semanas "apenas para atividades comerciais".

      No Paraguai, um cordão sanitário será habilitado desde a cabeceira da ponte e até um raio de 30 km dentro do território, como medida de prevenção do contágio. "O presidente Bolsonaro disse que estão aguardando os relatórios das instituições técnicas competentes para finalizar a autorização", acrescentou o comunicado. Os dois chefes de Estado poderão se encontrar no dia marcado para a reabertura em uma das cabeceiras da ponte, indicaram porta-vozes do governo de forma extra-oficial.

       Abdo e Bolsonaro também poderão visitar as obras de uma segunda ponte binacional em construção a cerca de 7 km da atual passagem de fronteira e que seria concluída em dois anos, acrescentaram. A previsão é de que a ponte reabra entre as 5h e as 14h para a entrada e até as 18h para a saída dos turistas de compras. A Ponte da Amizade é a principal porta de entrada e saída do Paraguai, país mediterrâneo. Em tempos normais, entre 15.000 e 20.000 pessoas passam por ali diariamente.
Fonte(s): AFP
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.
,