Carro do Google Street View faz mapeamento das ruas da cidade de Itatiba do Sul.

Até então, a cidade não contava com nenhum mapeamento.

Carro do Google Street View faz mapeamento das ruas da cidade de Itatiba do Sul.
FOTOS: Geciano Cibulski

   No final da tarde de segunda-feira dia 17 de julho, comerciantes e população em geral da cidade de Itatiba do Sul se depararam com uma cena que ainda não tinha sido vista na cidade; pela primeira vez, a empresa Google fez o mapeamento das ruas da cidade, até então, não se tinha a possibilidade de ver pelos aplicativos de localização as imagens e o mapeamento das mesmas.
   O carro do Goolge que faz parte do "Google Street View" usa um sistema de câmeras que registram imagens e coleta dados para posteriormente serem usados no Google Maps, GPS e outros plicativos. Na próxima atuzalização da empresa, as imagens capturadas na tarde desta segunda-feira já deverão estar disponíves para acesso. Confira abaixo as informações do site TecMundo, que explica como funciona o equipeamento e a captura as imagens:

 

COMO FUNCIONA?


   O Google Street View foi lançado em maio de 2007 com a intenção de permitir a todos uma exploração do mundo por imagens tridimensionais. Isso fez com que fosse possível ir além da visão aérea restrita de antes para realmente “viajar” pelas cidades como se a câmera fosse um pedestre.
   O funcionamento é realmente muito simples. Tudo o que você precisa fazer é ir até uma cidade e clicar no pequeno boneco amarelo (batizado de “Pegman” pelos criadores) que fica acima da barra de zoom, no lado esquerdo da tela. Ao arrastar o Pegman para fora da barra, as ruas que ficarem azuis indicam onde o Google Street View já está presente. Solte-o em uma rua e pronto, a visualização muda automaticamente.

 

COMO AS IMAGENS SÃO CAPTURADAS?


   A Google coleta as imagens usando câmeras especiais, além de fazer automaticamente a combinação das fotos tiradas com a localização exata, graças ao GPS (Sistema de Posicionamento Global). As imagens são totalmente panorâmicas, girando 360° no sentido horizontal e 290° no vertical. Atualmente os carros contam com nove câmeras direcionais, sendo oito delas localizadas nas laterais do equipamento para visões em 360°. No topo é usada uma lente olho de peixe para captar a visão de 290° vertical. Scanners que lançam raios laser são encarregados de medir a profundidade e verificar como deve ser a tridimensionalidade do terreno em até 30 metros de distância.
   O carro também conta com o receptor GPS, encarregado de “marcar” as fotos com o posicionamento. Também há uma antena que coleta dados 3G e WiFi (um problema recente, já que a empresa tem sido alvo de críticas pelo suposto roubo de informações pessoais de redes desprotegidas). E, claro, o carro tem um computador para o armazenamento das imagens e dos dados.

 

DEPOIS DA CAPTAÇÃO, O PROCESSAMENTO.


   Depois que as fotos são tiradas pelos veículos, é hora de realizar o processamento nos computadores. Primeiramente, todas as imagens capturadas são unidas aos dados obtidos para criar um panorama praticamente perfeito. O próximo passo é o uso de uma tecnologia que detecta automaticamente alguns elementos que estejam na foto. Com essa detecção, é possível apagar e borrar os rostos de pessoas, placas e outras informações privadas nas fotos antes de enviá-las para o Google Maps. Isso evita que informações privadas caiam na internet e causem algum tipo de problema.

Fonte(s): Geciano Cibulski com informações do site TEC Mundo.
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.
,