Colheita do trigo avança no RS

.As produtividades variam entre 2.400 e 4.200 kg/ha.

Colheita do trigo avança no RS
Darsuellem Cavalcante

     Otempo seco e ensolarado favorece a colheita do trigo, que atinge 10% dos 1.141.224 hectares cultivados no Rio Grande do Sul. A cultura encontra-se nas fases de enchimento de grãos (50%) e maturação (40%). De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar nesta quinta-feira (23/10), as condições meteorológicas do período, como temperaturas amenas, boa luminosidade e redução da umidade excessiva, favoreceram tanto a maturação quanto o início da colheita, em especial nas áreas de semeadura mais precoce. De modo geral, as lavouras de trigo apresentam elevado potencial produtivo, sobretudo nos cultivos conduzidos sob manejo adequado de adubação e controle fitossanitário.

    A pressão de doenças fúngicas, como giberela, brusone e ferrugens, é observada em diversas regiões, exigindo atenção e aplicação de fungicidas em áreas não colhidas. Já o estado sanitário geral está satisfatório. Os índices de PH dos grãos colhidos permanecem, em sua maioria, acima de 78, indicando boa qualidade industrial. As produtividades variam entre 2.400 e 4.200 kg/ha, de acordo com a região, a tecnologia empregada e a intensidade de ocorrência de doenças. Conforme a reestimativa da Safra 2025, realizada pela Emater/RS-Ascar, a produtividade revista, considerando o bom desempenho das lavouras, está em 3.261 kg/ha, sendo 8,81% superior à estimada no momento do plantio. 

   Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Soledade, as lavouras de trigo seguem em excelente condição fisiológica e sanitária, com 80% em enchimento de grãos, 15% em maturação e 5% em espigamento/floração. As chuvas do período foram benéficas à manutenção da umidade do solo, assegurando produtividades superiores a 3.900 kg/ha em áreas de alta tecnologia. O controle de doenças fúngicas está em finalização, com foco na giberela, ferrugens e oídio.

   Aveia-branca - A cultura está em colheita, com bom desempenho produtivo, com produtividades de 2.300 a 2.900 kg/ha, conforme o nível tecnológico empregado. A qualidade de grãos e o peso hectolitro estão satisfatórios, dentro do padrão industrial. A reestimativa da Emater/RS-Ascar indica que estão cultivados 393.252 hectares de aveia-branca, com estimativa atual de produtividade de 2.445 kg/ha, representando elevação de 8,48% com a projetada no início do plantio. 

   Canola - A cultura da canola encontra-se entre as fases de maturação e colheita. As produtividades variam entre 1.500 e 2.100 kg/ha, conforme o nível tecnológico e as condições locais de cultivo. A qualidade dos grãos está satisfatória, mas, em parte das regiões, observam-se descontos por umidade e impurezas nos pontos de recebimento, o que reduz a rentabilidade. De acordo com a nova estimativa da safra realizada pela Emater/RS-Ascar, a área cultivada com canola totalizou 176.076 hectares. A reavaliação aponta produtividade de 1.659 kg/ha, representando redução de 4,49% em relação a 1.737 kg/ha projetados no início do plantio.

   Cevada - As lavouras estão nas fases de enchimento de grãos e maturação, com elevado potencial produtivo e condições fitossanitárias satisfatórias. A disponibilidade de radiação solar e a umidade do solo adequadas favorecem a maturação uniforme das espigas e o acúmulo de amido nos grãos, aspectos determinantes para a qualidade industrial do produto. Na reestimativa da safra de cevada, a área cultivada é de 31.613 hectares. A estimativa atual de produtividade é de 3.458 kg/ha, representando elevação de 8,14% em comparação a 3.198 kg/ha projetados inicialmente pela Emater/RS-Ascar.

Fonte(s): Imprensa - Emater RS
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.
,