Comitê da Amau recomenda uso de álcool gel, máscara e reforço na vacinação.

Segundo o último boletim, divulgado na tarde de quarta-feira (5), a região contabilizou 206 casos ativos da covid-19, o que preocupa os membros do colegiado e as autoridades.

Comitê da Amau recomenda uso de álcool gel, máscara e reforço na vacinação.

     O Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus da Associação de Municípios do Alto Uruguai (Amau) realizou, em caráter emergencial, uma reunião extraordinária na manhã de hoje (6), para avaliar o cenário pandêmico da R16. Segundo o último boletim, divulgado na tarde de quarta-feira (5), a região contabilizou 206 casos ativos da covid-19, o que preocupa os membros do colegiado e as autoridades de saúde.  “Verificamos, pelo relato dos secretários de saúde um aumento considerável por testagem, o que deve elevar o número de casos ativos nos próximos dias”, antecipa o integrante do comitê, Jackson Arpini. 

Ações imediatas.


     Segundo ele, até o momento, porém, a região não evidencia ascensão nas internações hospitalares. “O que verificamos é um aumento expressivo nas contaminações, o que requer ações imediatas de conscientização e prevenção”, sustenta. 


     Por isso, durante a reunião do colegiado foi deliberado que serão ampliadas as ações de conscientização e prevenção. “Precisamos nos antecipar aos fatos e retomar todas as medidas preconizadas, com o maior rigor, para que não tenhamos episódios negativos no cenário regional”, avalia Arpini. 


Álcool gel, uso de máscara e vacinação.


     O Comitê chama a atenção para a necessidade da adoção com rigor das medidas como higienização das mãos, utilização de álcool gel, uso da máscara de proteção individual e evitar a aglomeração de pessoas, para minimizar a transmissão do vírus. Também faz um chamamento para que as pessoas busquem realizar a imunização contra a covid e influenza, ambas ofertadas gratuitamente pelas unidades básicas de saúde, no sentido de ampliar a cobertura vacinal para ambas as enfermidades. 
 

Testagem.


     A reunião também deliberou que a 11ª Coordenadoria Regional de Saúde vai informar aos municípios da área de abrangência a disponibilidade de testes de antígenos em estoque e dos protocolos, encaminhamentos e logística para envio dos testes RT-PCR ao Laboratório Central, em Porto Alegre.  


Conscientização e prevenção.


     Os membros do Comitê entendem que diante do novo cenário, “as ações prioritárias são a conscientização e prevenção, a fim de evitar danos maiores”. Para Jackson, considerando que “estamos iniciando um novo ano, com perspectivas boas”, não é hora de perder o que se conquistou.

  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.
,