Dia de Reis encerra ciclo do Natal e marca o recolhimento dos presépios

Celebrada em 6 de janeiro, data lembra a visita dos magos e simboliza a manifestação de Jesus a todos os povos.

Dia de Reis encerra ciclo do Natal e marca o recolhimento dos presépios
Divulgação

   O Dia de Reis, celebrado em 6 de janeiro, marca um momento simbólico no calendário cristão: o encerramento do ciclo mais visível do Natal e o início do recolhimento das decorações natalinas, especialmente dos presépios montados em casas, igrejas e espaços comunitários. A data recorda a visita dos magos ao menino Jesus, reconhecendo nele a luz destinada a todos os povos e culturas.

   Ao refletir sobre a data, o Reitor do Santuário e do Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Erechim, padre José Carlos Sala, pontuou sobre a celebração da Epifania, que remete à ideia de manifestação. “Jesus se manifesta ao mundo inteiro, a todos os povos”, explicou, ao lembrar que os magos, vindos de regiões e culturas diferentes, foram guiados pela luz até o encontro com o Salvador. Segundo ele, esse gesto carrega um forte simbolismo, especialmente no início de um novo ano.

   No Brasil, embora a solenidade litúrgica da Epifania seja celebrada no domingo mais próximo, o dia 6 de janeiro mantém seu significado tradicional como Dia de Reis. É a partir dessa data que muitas famílias iniciam o processo de desmontar a decoração natalina. “A festa de Reis marca também o recolhimento dos presépios”, observou o padre José Carlos, ao explicar que esse gesto faz parte do ritmo do tempo litúrgico vivido ao longo do Natal.

   Para além de um costume, o presépio é visto como um sinal que acompanhou as famílias por várias semanas. Conforme o padre, ele esteve presente não apenas para embelezar os ambientes, mas para transmitir uma mensagem. “Os presépios ficaram mais de um mês não só ornamentando, mas também para nos trazer um pouco mais de vida e um pouco mais de paz no caminho da vida”, afirmou. Com o Dia de Reis, encerra-se esse período, mantendo viva a lembrança do significado celebrado. Foto: Presépio montado na Esplanada do Santuário Nossa Senhora de Fátima, em Erechim

 
 
Fonte(s): Pascom - Diocese de Erechim
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

,