Edegar Pretto participa de agendas com o SUTRAF-AU.

Houve a inauguração da Unidade de Recebimento e Beneficiamento de Feijão e Usina Fotovoltaica da Cecafes, na cidade de Marcelino Ramos.

Edegar Pretto participa de agendas com o SUTRAF-AU.
FOTO: Divulgação.

   O Alto Uruguai recebeu a visita do presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto e do secretário de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Milton Fornazieri, que estiveram cumprindo uma série de agendas na região. Na manhã de quarta-feira (07), as lideranças locais, juntamente com o coordenador do SUTRAF-AU, Alcemir Bagnara; o coordenador da FETRAF/RS, Douglas Cenci; participaram da inauguração da Unidade de Recebimento e Beneficiamento de Feijão e Usina Fotovoltaica da Cecafes, na cidade de Marcelino Ramos.

   No turno da tarde, foram formalizados os projetos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) junto as quatro cooperativas da agricultura familiar do Alto Uruguai. A Cooperfamilia e o SUTRAF-AU tiveram um projeto contemplado pelo PAA em Erechim, no valor de R$ 373 mil. O valor está sendo destinado à compra de produtos dos agricultores familiares da região sendo entregues a cinco entidades assistenciais, sendo: o Sesc, APAE, Obra Santa Marta, Cantinho da Luz e Aprovi.

 

Anúncios.

   O encontro também contou com anúncios, entre eles o de que a Cooperfamília e o SUTRAF-AU devem assinar um contrato no valor de R$1,5 milhões, para fornecimento de alimentos para cozinhas na cidade de Porto Alegre. Em nome das entidades presentes, o presidente da Cooperfamília, Isaías Wastchuk, agradeceu ao Governo Federal pelo retorno do PAA, permitindo que os agricultores continuem no meio rural. Representando todos os agricultores familiares presentes no evento, o coordenador geral do SUTRAF-AU, Alcemir Bagnara, disse que a felicidade era dupla. “Primeiro pelo PAA ter voltado e os agricultores poderem vender produtos da agricultura familiar a um preço justo; e segundo que as famílias em vulnerabilidade tenham a possibilidade de receber produtos de qualidade, sem agrotóxicos”, enfatizou. Bagnara lembrou ainda que muitos agricultores deixaram o meio rural a partir de 2016 por falta de programas como o PAA que incentivam à produção de alimentos.

   O coordenador da FETRAF/RS destacou a alegria de ver a retomado do programa depois de mais de 10 anos de suspensão. “É um programa fundamental para agricultura familiar e da mesma forma para quem recebe, propicia que jovens, mulheres, agricultores familiares possam continuar produzindo. Esse é o começo de um programa que tem gerado muito esperança, já que a produção de alimentos tem sido uma alternativa para que os agricultores que já estão em outras atividades e tem tido dificuldade para produzir”, disse.

   Durante a atividade a Cooperfamília entregou cerca de 500 quilos de alimentos do PAA à Obra Santa Marta, que atende 64 famílias. Receberam alface, cenoura, mandioca, suco de laranja, ovos, bolacha, cuca, açúcar mascavo e farinha de milho. A produção é de 25 famílias e ocorre em 20 municípios da região. Em nome de todas as organizações que receberão os auxílios e representando a   Obra Santa Marta, Isabel Gritti, agradeceu ao governo e os segmentos envolvidos na concretização do programa.

 

PAA.

   Juntas as quatro cooperativas irão fornecer mais de 210 toneladas de alimentos, produzidas por 116 famílias, a 14 entidades. A iniciativa vai ajudar na alimentação de mais de 63 mil pessoas que estão em situação de insegurança alimentar e nutricional. O prefeito de Erechim, Paulo Polis também esteve presente, além de outras lideranças regionais.

Fonte(s): Ascom
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.
,