Frutas: produção no RS favorece consumo no verão

Melancia, uva, morango, pêssego, abacaxi, banana, pitaya e melão, entre várias outras frutícolas estão em destaque.

Frutas: produção no RS favorece consumo no verão
Ascom Emater

Verão e festas de final de ano. Em qualquer momento, as frutas, com seu colorido e sabor, têm o consumo aumentado. Seja in natura ou em sucos, sobremesas, sorvetes ou smoothies, as frutas são saboreadas especialmente nessa época de altas temperaturas e de calor.

Melancia, uva, morango, pêssego, abacaxi, banana, pitaya e melão, entre várias outras frutícolas. Difícil resistir a tanto sabor cultivado no Rio Grande do Sul por agricultores familiares assistidos pelos extensionistas da Emater/RS-Ascar.

“O Rio Grande do Sul produz uma diversidade de frutas que colorem as mesas e o dia a dia de quem produz, mas também dos consumidores”, ressalta o gerente técnico estadual e diretor técnico em exercício da Emater/RS-Ascar, Luis Bohn, ao analisar o aumento do consumo durante a estação do Verão, que no Hemisfério Sul iniciou no último domingo (21/12) e vai até 20 de março de 2026. “Nessa época, a procura por frutas aumenta, inclusive nas feiras, realizadas em quase todos os municípios gaúchos, em especial, no Litoral, no verão”, diz Bohn.

   De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado pela Emater/RS-Ascar, as temperaturas elevadas e a baixa umidade relativa do ar nos últimos períodos têm prejudicado algumas frutícolas, como melancia e melão, mas beneficiado as videiras, o abacaxi e o morango. Bohn ressalta a importância da irrigação para que o produtor possa enfrentar períodos de seca, como o atual. “A irrigação nesse momento, em especial para a viticultura ou mesmo as melancias e melões, é fundamental, pela necessidade fisiológica dessas frutíferas, pois permite que as frutas se desenvolvam a um tamanho de boa aparência”, avalia.

   O Rio Grande do Sul tem a fruticultura como uma de suas vocações reprodutivas, uma das suas grandes tradições, como como característica a produção dentro de uma diversidade, diante do clima que temos nas regiões. A safra de verão de 2026 está ofertando frutas com sensacional aparência, qualidade e sabor”, conclui Bohn.

Fonte(s): Imprensa - Emater RS
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.
,