Pautas regionais estratégicas em reunião da AMAU

Temas como saúde pública, turismo, reforma tributária e serviços foram debatidos durante a Assembleia Geral Ordinária.

Pautas regionais estratégicas em reunião da AMAU
Divulgação AMAU

   A Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU) realizou, nesta segunda-feira, 17, em Erechim, Assembleia Geral Ordinária com a presença maciça dos prefeitos da região. Em pauta, temas estratégicos que impactam diretamente a vida dos municípios. A reunião foi coordenada pelo presidente da entidade e prefeito de Marcelino Ramos, Vianei Mafissoni (Delfim).

   O primeiro tema da tarde tratou do aditivo no contrato da Fundação Hospitalar Santa Terezinha com o Hospital de Caridade na área de Hemodinâmica (cardiologia), nos mesmos moldes do acordo firmado com o município de Erechim.

   A apresentação foi conduzida pela secretária de Saúde de Marcelino Ramos, Rosane Detofol — que também representa a 16ª Região do COSEMS — e pelo diretor-executivo do Santa Terezinha, Rafael Ayub. Eles demonstraram, com números, que a medida pode gerar economia aos municípios, já que atualmente o serviço pelo SUS é realizado em Passo Fundo, o que inclui o custo de deslocamento de pacientes em ambulância com UTI.

   Outro assunto discutido foi o repasse de recursos que o Alto Uruguai já recebeu — e ainda irá receber — por meio da Consulta Popular para investimentos em ações de fomento ao turismo regional. O objetivo é buscar alternativas que agilizem a execução das demandas, tornando o turismo uma fonte adicional de renda para os municípios.

   O advogado tributarista Valdecir Moschetta atualizou os prefeitos sobre a Reforma Tributária, que começa a entrar em vigor de forma gradativa entre 2026 e 2033. Ele destacou apresentação recente realizada na Famurs, na qual foram elencadas as dificuldades previstas e as medidas que os municípios devem adotar para amenizar os impactos.

   Uma projeção indica que o Alto Uruguai pode perder até 35% de arrecadação quando ICMS e ISS forem substituídos pelo IBS (Imposto sobre Bens e Serviços). Moschetta ressaltou a importância de capacitar continuamente os servidores públicos durante todo o período de transição, para garantir melhor entendimento da nova legislação. Ele reforçou ainda que o turismo, tema que também esteve em pauta, é uma alternativa para ampliar a receita municipal por meio do aumento do consumo.

   A reunião também abriu espaço para a apresentação da ServPref – Serviços de Acolhimento e Saúde, primeira e única empresa do Brasil especializada em acolher e cuidar, com dignidade, de pessoas que buscam atendimento em saúde fora de seus lares. A empresa está se instalando em Erechim e já presta serviços a alguns municípios do Alto Uruguai, como Marcelino Ramos e Estação.

   O presidente da AMAU, Vannei Mafissoni (Delfim), encerrou a reunião reforçando a importância da participação dos prefeitos e destacando que as pautas abordadas envolvem decisões de grande relevância para o desenvolvimento regional e o fortalecimento das políticas públicas no Alto Uruguai.

Fonte(s): Ascom AMAU
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.
,