O cardeal norte-americano Timothy Dolan disse neste domingo (4), que a postagem do presidente Donald Trump com uma foto gerada por inteligência artificial, onde aparece como papa, “não foi boa”, mas se recusou a dizer se a Casa Branca deveria se desculpar com os católicos ofendidos.
Dolan, arcebispo de Nova York, foi questionado sobre a postagem nos bastidores de uma missa que celebrou em uma igreja de Roma, na Itália, antes do início do conclave marcado para esta quarta-feira (7), no qual ele e outros cardeais com menos de 80 anos elegerão um sucessor para o Papa Francisco.
Trump, que não é católico e não frequenta igrejas regularmente, publicou uma imagem na plataforma Truth Social na noite de sexta-feira (2), menos de uma semana após comparecer ao funeral do Papa Francisco, que faleceu no mês passado aos 88 anos.
A Casa Branca republicou a imagem em sua conta oficial no X (antigo Twitter). A imagem gerada por IA mostra um Trump sério sentado em uma cadeira ornamentada, vestido com trajes papais brancos e mitra, com o dedo indicador levantado.
A publicação gerou indignação imediata nas redes sociais, com os bispos católicos do estado de Nova York expressando seu descontentamento no X.
“Não há nada de inteligente ou engraçado nessa imagem, Sr. Presidente,” escreveram. “Acabamos de enterrar nosso amado Papa Francisco e os cardeais estão prestes a entrar em um conclave solene para eleger um novo sucessor de São Pedro. Não zombe de nós.”
A imagem foi destaque nas capas de vários jornais italianos no domingo (4), a maioria condenando ou expressando indignação. Alguns jornais de direita disseram que deveria ser vista como uma piada.
Ao ser questionado depois da missa se a postagem deveria ser retirada e se Trump ou a Casa Branca deveriam pedir desculpas, Dolan disse em italiano: “Quem sabe?”, e recusou-se a comentar mais sobre o assunto.
Na semana passada, Trump brincou com repórteres dizendo que gostaria de ser o próximo papa. Ele então sugeriu que Dolan poderia ser uma boa escolha: “Tenho que dizer, temos um cardeal que vem de um lugar chamado Nova York que é muito bom, então vamos ver o que acontece.”
Dolan, que foi nomeado cardeal pelo Papa Bento XVI em 2012, é visto como conservador e fez uma das preces na cerimônia de posse de Trump em janeiro.
Comentários