Com orientação do Pe. João Renato Eidt, Jesuíta do Centro de Espiritualidade Cristo Rei (CECREI) de São Leopoldo, o Bispo e os padres da Diocese de Erexim viveram seu retiro anual dias 05 a 08 deste mês de agosto na casa Recanto da Medianeira dos Irmãos Maristas em Veranópolis.
Pe. João conduziu reflexão para a meditação e oração de cada dia no espírito dos exercícios espirituais de Santo Inácio de Loyola, o fundador da Ordem Companhia de Jesus, os Jesuítas. Tais exercícios têm como objetivo ajudar as pessoas a aprofundar a intimidade e familiaridade com Deus; uma conversão profunda e um novo nascimento no Espírito Santo; orientam para uma abertura, sem restrições, à plenitude da graça, à ação divina.
Pe. João abordou os seguintes itens: 1º) criados para viver no amor do Criador, contemplando o Paraíso-Jardim do Éden, o despojamento diante do mistério, Moisés diante da “Sarça ardente”, a rivalidade e a competição nas relações, o drama de Caim e Abel; a renovação do coração, Deus que renova a vida das pessoas. 2º) o nascimento de Jesus e o chamado, enfocando a anunciação a Maria, o nascimento em Belém, o batismo de Jesus, a escolha dos discípulos, o projeto de Jesus anunciado por ele na sinagoga de Nazaré. 3º) As práticas de Jesus, o Bom Pastor, a libertação do possuído por espírito maligno em Gerasa, o perdão à mulher adúltera, a parábola do semeador. 4º) Contemplação para alcançar o amor: a videira e os ramos, o novo céu e a nova terra, eis que faço novas todas as coisas.
Na missa de encerramento, sexta-feira, às 10h30, Dom Adimir, que a presidiu, solicitou ao Pe. João proferir a homilia. Ele iniciou lembrando a recomendação de Moisés ao povo conforme a leitura do dia de gravar no coração os bens concedidos por Deus. Quanto mais coisas positivas reconhecemos na vida, tanto mais sentimos como é bom viver e dar testemunho de Cristo.. Num final de retiro, se percebe melhor quantas maravilhas Deus realiza em nossa vida através dos irmãos e irmãs. Pe. João prosseguiu, destacando a recomendação de Jesus no evangelho do dia: “se alguém quiser me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga”. Não buscamos a cruz, mas ela aparece na vida de todos. É importante assumi-la com serenidade e confiança. Referiu-se a outra recomendação de Jesus: “quem quiser ser o primeiro seja o último e aquele que serve a todos”. Pe. João acentuou a necessidade de prevenir-se contra a vaidade e o orgulho e estar sempre a serviço dos outros, sem buscar promoção pessoal. Exortou a todos a colocar na prática diária o que se viveu no retiro. Viver de tal modo o projeto de Deus como resposta generosa e fiel. Isto nos torna credíveis. Concluiu dizendo que retorna para São Leopoldo agradecido, assegurando incluir a todos em suas orações.
Pe. Jean Demboski, coordenador da equipe de pastoral presbiteral e que coordenou o andamento do retiro, agradeceu ao Pe. João pela disponibilidade da orientação do mesmo e aos que desempenharam os diversos serviços nesses dias.
Antes da bênção, Dom Adimir expressou seu profundo agradecimento ao orientador do retiro, Pe. João. Enalteceu a presença e a participação ativa de todos nesses dias de renovação espiritual. Desejou que tenha muitos na vida de cada um. Lembrou o devido cuidado na direção dos automóveis no retorno para suas atividades.
Comentários