Rio Grande do Sul reformula Defesa Civil para enfrentar eventos climáticos extremos

Projeto está em discussão entre o governo do RS e os deputados, buscando acelerar a tramitação e aprovação.

Rio Grande do Sul reformula Defesa Civil para enfrentar eventos climáticos extremos
Mauren Xavier/Especial

   Após enfrentar os maiores desastres de sua história em 2023 e 2024 e diante da possibilidade de um El Niño mais severo nos próximos meses, o Rio Grande do Sul está implementando uma estratégia de reconstrução e resiliência para reorganizar sua Defesa Civil. Um dos pilares fundamentais dessa mudança é a criação de uma política estadual de proteção e defesa civil alinhada à política nacional, focada na integração estreita entre o Estado e os municípios para garantir respostas mais adequadas e evitar tragédias.

   A preparação no âmbito municipal avançou de forma significativa, com todos os 497 municípios gaúchos entregando seus planos de contingência, superando a realidade anterior em que apenas cerca de 60 municípios possuíam planos cadastrados, destacou o chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel Luciano Boeira, no Congresso Internacional de Proteção e Defesa Civil, que ocorre na PUCRS, em Porto Alegre.

   Atualmente, a avaliação técnica indica que mais de 80% desses planos possuem conteúdo de nível moderado a bom, o que representa uma mudança significativa de patamar em relação aos anos anteriores. Para fortalecer ainda mais essa base, o governo estadual iniciou capacitações focadas em sistemas de comando de incidentes e está contratando estudos de vulnerabilidade para todos os municípios gaúchos.

   A estruturação ganhará ainda mais destaque com a estrutura própria. Neste momento, o governo do Estado discute com a Assembleia Legislativa, a criação de uma estrutura robustecida para sair de uma dependência da Casa Militar. Em outras palavras, a criação de uma secretaria própria, com profissionais especializados na área.

   O efetivo recebeu reforços com a criação de 102 novos cargos e a contratação de especialistas que o órgão não possuía anteriormente, como geólogos, engenheiros, arquitetos e meteorologistas.

   Essa nova estrutura visa não apenas responder a emergências, mas promover uma mudança de cultura no povo gaúcho, incentivando a busca ativa por informações de prevenção em áreas de risco.

   Junto com esse processo há o reforço da Defesa Civil, como a aquisição de quatro novos radares meteorológicos e na construção de um Centro Estadual de Gestão Integrada de Riscos e Desastres, previsto para o próximo ano.

   Conforme destacado por especialistas, o Rio Grande do Sul "aprendeu pela via da tragédia" e agora busca se tornar uma referência em resiliência climática.

Fonte(s): Coreio do Povo
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.
,