Tarifa de gás natural fica 13,51% mais barata em SC.

Santa Catarina continua com uma das tarifas mais baratas do país para o gás natural.

Tarifa de gás natural fica 13,51% mais barata em SC.
      A partir de 1º de julho, a tarifa de gás natural ficará, em média, será 13,51% mais barata em Santa Catarina. A decisão é da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc) e foi comunicada hoje à tarde. A indústria, que é o maior cliente da companhia distribuidora SCGás, terá redução de 13,51%. O gás natural veicular (GNV) terá queda de 14,21%; ao comércio a redução será de 8,36% e para residências a queda fica em 6,96%. Conforme a Aresc, o que mais pesou para a redução do preço do insumo foi o recuo do dos custos da molécula de gás natural em função da queda do preço do petróleo no mercado internacional devido à retração de consumo por causa da pandemia do novo coronavírus. A variação cambial também é considerada. Como a cotação do dólar caiu no país, a variação nas tarifas ficou abaixo do que se esperava há um mês atrás (em torno de -20%).

      De acordo com o gerente de Regulação de Energia, Gás e Transporte da Aresc, Silvio Rosa, com essa variação, Santa Catarina continua com uma das tarifas mais baratas do país para o gás natural. A Aresc aplica uma conta gráfica semestral para definir a variação, que garante uma remuneração mais justa com base nas mudanças de custos de insumos do período anterior. O cliente industrial responde por cerca de 80% do consumo de gás natural em SC. No mês de abril deste ano eram 285 indústrias usuárias do insumo. Naquele mês, a SCGás atendia 133 postos de GNV em 50 cidades, tinha 643 consumidores comerciais, cinco clientes de cogeração, uma usina térmica movida pelo insumo e mais 15.655 unidades residenciais. Em março, o Estado somou também 107.429 veículos que utilizam o GNV como
Fonte(s): Portal Aconteceu.
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.
,