Aberta concorrência para pavimentação da ERS-483 entre Entre Rios do Sul e Cruzaltense

Edital prevê contratação de empresa para obra em trecho de 18,37 km; recurso de mais de R$ 68 milhões já está assegurado.

Aberta concorrência para pavimentação da ERS-483 entre Entre Rios do Sul e Cruzaltense
Divulgação

   O Governo do Estado do Rio Grande do Sul publicou, no Diário Oficial desta terça-feira, 24 de novembro de 2025, o edital de concorrência pública CRE 0103/2025, que visa a contratação de empresa especializada para a implantação e pavimentação da rodovia ERS-483, no trecho entre os municípios de Entre Rios do Sul e Cruzaltense. A obra contemplará o segmento entre o km 17,20 e o km 35,57, totalizando uma extensão de 18,37 quilômetros. A abertura da licitação está marcada para o dia 18 de dezembro de 2025, às 09h.

   A iniciativa representa um passo decisivo para a concretização do tão aguardado acesso asfáltico ao município de Entre Rios do Sul. A proposta é resultado de um processo que contou com diversas etapas importantes ao longo dos anos. Em 2025, quatro avanços significativos merecem destaque:

  • Em julho, o Governo Estadual oficializou o investimento de R$ 68.213.404,64 para a execução da obra, conforme documento emitido pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), abrangendo todas as fases do projeto.

  • Em agosto, prefeitos e lideranças regionais reuniram-se com representantes da Casa Civil, em Porto Alegre, obtendo parecer favorável da Junta Comercial, Industrial e de Serviços do Estado (JUNCOF), autorizando o avanço do processo para a fase de licitação.

  • Em setembro, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) emitiu a licença ambiental necessária para a execução das obras.

  • E agora, em novembro, foi publicada a concorrência pública para seleção da empresa que realizará a pavimentação da ERS-483, marcando o início do processo de execução da obra.

   Esse avanço é fruto de um trabalho conjunto entre os poderes executivos e legislativos dos municípios de Entre Rios do Sul e Cruzaltense, incluindo a atuação dos prefeitos, vices e vereadores, bem como o apoio de deputados e lideranças do Governo do Estado, que se mobilizaram em busca da concretização desse tão sonhado acesso asfáltico. A ERS-483 é considerada uma via estratégica, que contribuirá significativamente para a integração e o desenvolvimento de duas importantes regiões do estado.

  Com a publicação do edital, está oficialmente aberta a fase de concorrência pública, que permitirá a seleção da empresa responsável pela execução da pavimentação da ERS-483. O empreendimento é visto como essencial para o desenvolvimento regional, promovendo a integração entre os municípios e facilitando o escoamento da produção agropecuária, industrial e fortalecendo o turismo. 

Fonte(s): ASCOM - Entre Rios do Sul
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.
,