É falso que novo ciclone atimgirá o Estado nesta sexta-feira.

Publicação na rede TikTok por usário não habilitado a fazer previsão do tempo mente sobre novo ciclone atingir o Rio Grande do Sul.

É falso que novo ciclone atimgirá o Estado nesta sexta-feira.
Foto: Reprodução/MetSul.

   Um novo ciclone extratropical não vai atingir o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira. A notícia falsa publicada por usuário da rede social TikTok não tem qualquer fundamento e é mentirosa, adverte a MetSul Meteorologia. No vídeo, o usuário da rede social, sem qualquer qualificação ou conhecimento técnicos para elaborar uma previsão do tempo, exibe imagens de uma aplicativo de Meteorologia da internet, sob o título “novo ciclone”, e alerta para um novo ciclone extratropical no Rio Grande do Sul durante esta sexta (23/6). 

   Nenhum ciclone vai atingir o Rio Grande do Sul nesta sexta, antecipa a MetSul Meteorologia. O padrão de circulação de ventos que o usuários confunde com um ciclone extratropical no vídeo é de uma área de baixa pressão que provocou chuva nas últimas horas no estado e já está sobre o oceano em processo de afastamento do continente. 

   Áreas de instabilidade vão se formar sobre o Noroeste e o Norte do estado, além de Santa Catarina, nesta sexta com chuva moderada a localmente forte em alguns pontos, tal como a MetSul vem advertindo desde ontem. O Instituto Nacional de Meteorologia, inclusive, emitiu um aviso amarelo para esta região hoje por chuvas, mas a MetSul antecipa que os volumes em nada se compararão ao da última semana no Nordeste gaúcho. 

   A meteorologista da MetSul Estael Sias recorda a importância de o público consumir informações meteorológicas exclusivamente em canais ou sites acreditados profissionalmente, sejam institutos privados ou órgãos públicos que possuem meteorologistas com responsabilidade técnica junto ao CREA, órgão de classe e fiscalização dos profissionais da Meteorologia. 

   Estael acrescenta que meteorologistas não fazem previsão usando aplicativos de internet e que qualquer aviso de mau tempo ou fenômeno severo depende da análise de uma série de dados que incluem avaliação sinótica, modelagem numérica, sondagens e outros dados que exigem conhecimento técnico para avaliação.


Fonte: https://metsul.com/verificamos-e-falso-que-novo-ciclone-atingira-o-estado-nesta-sexta/ .

Fonte(s): MetSul.
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.
,