O governador Eduardo Leite desembarcou em Erechim no final da tarde desta segunda-feira(24), para acompanhar de perto os trabalhos da Defesa Civil e os estragos causados pela forte queda de granizo que atingiu a cidade no domingo. Sua chegada ao Aeroporto Comandante Kraemer foi aguardada com expectativa por uma comunidade que busca retomar a normalidade.
Ainda pela manhã, em um primeiro movimento para aliviar a situação dos moradores, Leite autorizou um repasse emergencial de R$ 1,5 milhão do Estado ao Fundo da Defesa Civil local. O recurso será destinado especificamente à compra de telhas para famílias em situação de vulnerabilidade cujas casas foram danificadas.
“Esse é um primeiro repasse, mas outros deverão chegar a Erechim. O objetivo é apoiar as famílias atingidas, pois são mais de 7 mil famílias mapeadas, fora aquelas que não chegaram a recorrer ao município”, afirmou o governador durante sua visita.
Leite foi enfático ao declarar o compromisso do Estado em ajudar a cidade a se reerguer. “A equipe da Defesa Civil estadual vai ficar em Erechim para ajudar no levantamento de todas as famílias atingidas e que vão precisar de ajuda. O governo vai dar todo o suporte para garantir que Erechim possa restabelecer o mais rápido possível a normalidade. As escolas têm que voltar a funcionar, os postos de saúde têm que voltar a funcionar, as pessoas têm que recuperar as suas residências”, enumerou.
E concluiu com uma mensagem de apoio: “A vida vai voltar ao normal ao longo dos próximos dias com a mobilização de todos. Estamos juntos e vamos restabelecer a normalidade em Erechim o mais rápido possível”.
Durante a tarde, o governador percorreu pontos afetados da cidade acompanhado do prefeito de Erechim, Paulo Polis, e do coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Boeira. A agenda também incluiu uma visita ao Grupo de Resposta a Atendimento de Urgência (Grau), que atua no suporte à população.
A atuação estadual em Erechim começou ainda no domingo, logo após a tempestade, quando o governador determinou o deslocamento imediato do coronel Boeira para o município a fim de coordenar os trabalhos emergenciais no local. A visita do governador e o repasse imediato de recursos reforçam a prioridade dada pelo governo estadual na resposta ao desastre.
Comentários