Erechim avança na reconstrução

Serviços seguem ativos após a maior tempestade de granizo da história.

Erechim avança na reconstrução
Alderi Bertuzzi e Milena Mezalira

   A mobilização para reconstruir Erechim segue firme após a tempestade de granizo que atingiu o município no último dia 23 de novembro, deixando milhares de famílias com danos nos telhados, casas e pertences. O Comitê de Gerenciamento de Crise, responsável por coordenar todas as ações de enfrentamento à Situação de Emergência, mantém sua base de operações no GRAU – Grupo de Resposta a Atendimento de Urgência, localizado na Av. Caldas Júnior, 597, no bairro Três Vendas, onde diariamente são definidas as diretrizes de atendimento e organização das equipes.

   Conforme dados atualizados pela Defesa Civil, às 17h desta terça-feira (2), são 43.255 pessoas atingidas e 10.850 famílias. O número de feridos é de 412.

   A entrega de vouchers para retirada de telhas continua em andamento em Erechim. As equipes estão percorrendo as residências, realizando vistoria e entregando o documento, que é um papel amarelo que autoriza a retirada do material. A visitação iniciou pelos bairros mais atingidos, mas a previsão é alcançar todos os bairros até domingo (07).

   Quem receber o voucher deve ficar atento, a retirada das telhas poderá ser feita a partir da próxima segunda-feira (8).

   A retirada das telhas ocorre na Central de Distribuição, situada na Av. Caldas Júnior, 627 – Três Vendas, próximo ao GRAU. Há um limite diário para distribuição, devido ao estoque e à capacidade de carregamento. Pela manhã, são entregues cerca de 350 senhas e todas as pessoas recebem orientação.

   Caso a equipe passe por uma residência claramente atingida e não encontre moradores, será deixada uma orientação na caixa de correio ou sob a porta, explicando os procedimentos necessários.

   A limpeza urbana segue intensa em vários pontos da cidade, com equipes recolhendo móveis danificados, restos de construção, telhas quebradas e outros materiais resultantes da destruição. As coletas programadas atendem prioritariamente os bairros mais afetados.

   O secretário de Obras Públicas e Habitação, Mario Rossi, reforça a importância da colaboração dos moradores e destaca que 12 equipes estão na rua fazendo esse trabalho. “Pedimos que os resíduos sejam deixados organizados sobre o calçamento, e nunca na rua, para facilitar a coleta e evitar o entupimento de bueiros. É fundamental também manter separados os entulhos de construção e os móveis”, orientou.

   O Eco Ponto da Rua Carlos Demoliner, 540 – bairro Linho, segue disponível para o descarte de móveis, eletrodomésticos e outros itens danificados. O secretário de Meio Ambiente, Cristiano Moreira, destaca que diversas medidas estão sendo tomadas para dar conta da grande demanda de resíduos. “Estamos com 14 equipes fazendo a limpeza das ruas, reestruturamos a Coleta Seletiva e, além do Eco Ponto oficial, firmamos parcerias com associações para ampliar os locais de descarte provisório. Se o morador for deixar os itens em frente à residência, é essencial não misturar os materiais”, pontuou.

   O secretário de Assistência Social, Micael Kasmirski, reforça que os donativos continuam chegando e estão sendo direcionados às famílias com maior necessidade. “Todos que precisam estão sendo atendidos. As famílias passam por avaliação técnica e recebem as cestas. É importante ter calma: enquanto entregamos, seguimos recebendo mais mantimentos”, explicou.

   Os kits de higiene devem chegar nos próximos dias e serão distribuídos às famílias cadastradas assim que estiverem disponíveis. O atendimento às famílias cadastradas continuará pelos próximos dois meses, garantindo apoio no período de reconstrução.

 

Fonte(s): Ascom PME
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