O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) realizou durante esta terça-feira (9), a 15ª edição dos Encontros Regionais de Controle e Orientação (ERCOs), em Erechim. O evento ocorre até o fim da tarde, no Salão de Atos da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Campus de Erechim.
Voltado a gestores dos 55 municípios sob a fiscalização do Serviço Regional de Auditoria de Erechim (SREC), o encontro tem o caráter orientativo e busca esclarecer as competências do TCE-RS, além de incentivar boas práticas de gestão pública.
Na abertura do evento estiveram presentes, o presidente do TCE-RS, conselheiro Marco Peixoto; os conselheiros do TCE-RS Iradir Pietroski, Alexandre Postal e Cezar Miola; o conselheiro substituto Alexandre Mariotti; o prefeito de Erechim, Paulo Polis; o vice-prefeito Flávio Tirello; o presidente da Câmara de Vereadores de Erechim, vereador Fifo Parenti; representando a Casa Civil do Governo do Estado, Salmo Dias; representando a Procuradoria Geral de Justiça, o promotor Fabricio Gustavo Allegretti; representando a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), o prefeito de Tapejara, Evanir Wolff; o presidente da União de Vereadores do RS (Uvergs), Silomar Garcia Silveira.
O prefeito de Erechim, Paulo Polis, destacou que o Tribunal de Contas tem desempenhado um papel essencial na evolução da gestão pública, atuando cada vez mais em caráter orientativo, preventivo e colaborativo. “Aqui em Erechim, sentimos no dia a dia os reflexos positivos dessa atuação. Quando há diálogo e orientação, conseguimos planejar melhor, corrigir rotas quando necessário e entregar resultados mais consistentes e transparentes à população, que é a razão maior do nosso trabalho.
Com uma proposta mais interativa, a edição do ERCO apresenta uma nova estrutura, com seis espaços temáticos e 18 oficinas simultâneas organizadas ao longo do dia. Os conteúdos abordam áreas estratégicas da administração pública, promovendo o intercâmbio de experiências e a qualificação da gestão.
Um dos destaques da manhã foi a assinatura do Termo de Compromisso pela Primeira Infância. O presidente do TCE-RS, conselheiro Marco Peixoto, firmou o documento junto aos prefeitos da região, fortalecendo o compromisso com políticas públicas voltadas ao desenvolvimento integral de crianças de 0 a 6 anos.
Comentários