Governo do Estado entrega licença ambiental para usina de etanol no Rio Grande do Sul.

Licença prévia para implantação de usina em Santiago foi entregue em ato no Palácio Piratini.

Governo do Estado entrega licença ambiental para usina de etanol no Rio Grande do Sul.

   O governo do Estado entregou a Licença Prévia emitida pela Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental) à empresa CB Bioenergia para a implantação de uma usina de etanol no município de Santiago. A unidade poderá produzir 10 milhões de litros de álcool etílico por ano a partir do beneficiamento de grãos.

   O documento foi entregue pela secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, ao prefeito de Santiago, Tiago Görski, em ato no gabinete da Casa Civil, no Palácio Piratini, com a presença do secretário-chefe adjunto para Assuntos Administrativos e subchefe-geral da Casa Civil, Paulo Pereira, e do presidente da Fepam, Renato Chagas. A licença prevê a instalação de equipamentos e estruturas destinados à produção do biocombustível. O próximo passo será a solicitação da Licença de Instalação, para dar início às obras do complexo industrial.

   “Esse projeto é algo novo no Rio Grande do Sul: a produção de etanol a partir de cereais. Além de etanol, será gerado um subproduto, que é uma pasta que pode ser utilizada na ração animal. Esse empreendimento vai mobilizar várias cadeias, gerando emprego e renda”, afirmou Marjorie. Por meio do Fundo Operação Empresa do Estado do Rio Grande do Sul, o Estado concedeu ao projeto um aporte de R$ 35 milhões. O investimento total da CB Bioenergia para conclusão da obra chegará a R$ 75 milhões.

   A produção utilizará como matéria-prima o trigo, a cevada, o centeio, o milho e o triticale e terá como público-alvo o mercado de aviação agrícola e de distribuição de combustível. A usina deve gerar cerca de 100 empregos diretos, além da mão-de-obra empregada na construção.

   “Essa usina é muito importante porque vem industrializar a região, trazendo um novo ciclo produtivo. Outro fator determinante é a tecnologia 100% gaúcha: todos os equipamentos são produzidos aqui no Estado, fomentando e alavancando ainda mais a nossa economia”, disse Görski. A iniciativa visa ampliar a produção de etanol no Estado, reduzindo a dependência da cadeia produtiva de outros estados e aproveitando especialmente as culturas de inverno.

   “O projeto atendeu a todas as condições para esta primeira fase de implantação. É um investimento em energia limpa. Serão utilizados cereais da própria região de Santiago e os resíduos também serão aproveitados. Além de fomentar a economia, é um projeto que representa ganhos do ponto de vista ambiental”, disse Chagas. A unidade industrial compreenderá ainda uma fábrica de ração animal para suínos, equinos e bovinos, produzida a partir de resíduos do processo fermentativo dos grãos.

Fonte(s): O Sul.
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.
,