Justiça nega recurso do Estado e mantém uso obrigatório de máscaras por menores de 12 anos no RS.

No fim de semana, decisão já havia suspendido decreto estadual. PGE recorreu.

Justiça nega recurso do Estado e mantém uso obrigatório de máscaras por menores de 12 anos no RS.

   O desembargador Leonel Pires Ohlweiler, da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, negou recurso do Estado do Rio Grande do Sul e manteve a decisão liminar sobre o uso de máscara de proteção individual para crianças menores de 12 anos de idade. O magistrado alegou que uma lei federal veda políticas públicas de saúde de enfrentamento à pandemia de Covid-19 menos restritivas que as adotadas pela União.

   A Associação Mães e Pais pela Democracia (AMPD) ingressou com Ação Civil Pública alegando que, ao adotar a medida, o Estado incorreu em ilegalidade, uma vez que a lei que obriga o uso de máscara para todas as pessoas maiores de 3 anos não sofreu modificações. No fim de semana, a Justiça atendeu liminarmente ao pedido da Associação, suspendendo os efeitos de um decreto estadual que desobrigou o uso da máscara nessa faixa etária. A Procuradoria-Geral do Estado recorreu ao TJ alegando que o decreto, em nenhum momento, determina o não uso da proteção, e que a lei federal atribuiu aos Estados a competência para definir e regulamentar eventuais punições pelo não uso do acessório.

   A PGE também justificou que o decreto que criou o Sistema de Avisos, Alertas e Ações (3 As) para o combate à pandemia já não previa a aplicação de multa pela não utilização de máscaras pelos menores de 12 anos, o que pode, na prática, ser comparado a uma recomendação. De acordo com o TJ, o mérito da ação ainda precisa ser julgado pela 3ª Câmara Cível.

Fonte(s): Correio do Povo.
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.
,