Milhares de Fiéis Tomam o Santuário da Santa Cruz em Erechim

Santuário, oficialmente reconhecido pela Diocese, reuniu romeiros de vários estados, contou com procissões,e missa solene.

Milhares de Fiéis Tomam o Santuário da Santa Cruz em Erechim
Rafael Silva/Sirley Ioppi

   Neste domingo (14), milhares de peregrinos tomaram conta do Santuário de Nossa Senhora da Santa Cruz, no Lajeado Paca, interior de Erechim, na 38ª edição da tradicional Romaria que atingiu um marco histórico: seu primeiro ano com o reconhecimento oficial da Diocese de Erechim, título anunciado pelo Bispo Dom Adimir Mazali na última sexta-feira (12), conferindo um significado ainda mais especial à celebração.

   Milhares de romeiros, vindos de diversas cidades do Rio Grande do Sul e até de outros estados, transformaram o local em um grande centro de devoção. A movimentação começou ainda no sábado, com peregrinos chegando para garantir seu lugar no evento. O ápice das celebrações, no entanto, foi no domingo.

   A logística do evento foi posta à prova com o enorme fluxo de veículos. Aos poucos, o estacionamento do santuário foi completamente tomado por ônibus e carros de passeio, reflexo da grandeza do acontecimento. Muitos fiéis mantiveram a tradição da caminhada penitente. Um grupo partiu da Igreja São Pedro, em Erechim, às 5h da manhã, percorrendo a pé os 20 quilômetros que separam a cidade de Erechim da localidade de Lajeado Paca, em uma demonstração de fé e devoção.

   Ao final da missa, após a bênção final, o clima foi de despedida, mas também de “até logo”. Muitos devotos prometeram retornar ainda este ano para orações individuais ou para o cumprimento de promessas. O próximo grande encontro já está marcado: no dia 14 de setembro de 2026, para a 39ª edição da Romaria, outro momento de agradecimento e preces.

   A saída do grande público formou uma longa fila de veículos na ERS-420, rodovia que liga Erechim a Aratiba. Chegou a formar um congestionamento, mas tudo transcorreu de forma ordenada, sem registro de incidentes.

   O evento também foi marcado pela presença de familiares da Vidente Dorothea, figura central na história do santuário, que aproveitaram o momento para fazer seus agradecimentos, encerrando a romaria em um clima de muita emoção e gratidão.

Fonte(s): Edson Machado da Silva/Jornal Boa Vista
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.
,