RS fica em 10º lugar no ranking do índice de isolamento social do país.

Estudou apurou, também, que há queda no nível de isolamento tanto nos dias úteis, como no fim de semana.

RS fica em 10º lugar no ranking do índice de isolamento social do país.
      O Rio Grande do Sul fechou a última semana em 10º lugar no ranking do índice de isolamento social do país, depois de figurar no topo dessa relação. A situação preocupa porque o Estado enfrenta o momento de maior avanço dos casos de Covid-19. Mesmo ainda acima da média nacional, o índice de gaúchos que buscaram evitar as aglomerações ficou em 41,4% no período entre os dias 19 e 25 deste mês, mais de três pontos percentuais abaixo do monitoramento anterior (44,5%). O clima mais ameno na semana passada é um dos fatores que pode explicar o relaxamento em termos de isolamento. Em alguns dias, inclusive, o índice ficou aquém da média do país, medida para o período como um todo em 40,3%. Em maioria, os estados que agora aparecem à frente do RS já vivem um estágio de estabilidade da pandemia ou até mesmo de recuo nos registros de doentes por Covid-19. Santa Catarina (40,9%) e Paraná (39,2%), onde a doença também ainda se expande, a exemplo do RS, o nível de isolamento é ainda pior. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda distanciamento mínimo de 50%.
      Os resultados do estudo desenvolvido pelo Comitê de Dados para o enfrentamento da Covid-19 foram apresentados a integrantes do Gabinete de Crise nesta segunda-feira. A partir do monitoramento de aplicativos em celulares, com base em dados disponibilizados pela empresa InLoco, o trabalho apontou que na última semana a melhor média ficou nos municípios da região de Pelotas (44,1%). As demais áreas com melhor desempenho seguem as restrições da bandeira vermelha (risco alto) pelo modelo de Distanciamento Controlado. É o caso de Porto Alegre (42,8%) e Capão da Canoa (41,8%). Na média da semana, as principais regiões com baixo nível de isolamento foram Lajeado (36,9%), Santa Rosa (37,4%), Ijuí (37,6%) e Caxias do Sul (37,8%). O estudou apurou, também, que há queda no nível de isolamento tanto nos dias úteis, como no fim de semana. Considerando o último sábado (dia 25) e o domingo anterior (19), o isolamento ficou 48,1%, quando no monitoramento anterior havia alcançado 51,4%. Entre segunda e sexta-feira, o percentual agora ficou em 38,7%, quando antes era de 41,4%.
Fonte(s): Rádio Guaíba
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.
,