A segunda-feira (4) foi marcada por instabilidade em grande parte do Rio Grande do Sul, embora o sol tenha voltado a brilhar em cidades do Oeste e do Sul gaúcho. Após o final e o começo de semana chuvosos, segundo a MetSul Meteorologia, a tendência é de que nesta terça-feira, 5, na maior parte do Estado o sol apareça novamente, acompanhado de nuvens.
Contudo, pontos do Norte e do Nordeste gaúcho, em particular da Serra e do Litoral Norte, ainda devem ter mais nuvens e chance de chuva ou garoa, especialmente na primeira metade desta terça. No decorrer do dia, podem ocorrer aberturas.
Segundo a MetSul, o dia será ameno no território gaúcho e começa mais frio em cidades do Sul. Em Porto Alegre, o dia começa ainda com muitas nuvens e chance ou de chuva ou garoa, mas melhora no decorrer do dia e o sol aparece com nebulosidade.
Apesar da melhora no tempo nesta terça, a MetSul Meteorologia prevê que a chuva será frequente nos próximos dias no Rio Grande do Sul, o que fará com que chova ao menos em parte do Estado todos ou quase todos os dias até o final da semana.
Já nesta terça-feira, entretanto, o avanço de ar mais seco deve proporcionar que o tempo firme e o sol apareça com nuvens em quase todo o Rio Grande do Sul. Setores do Nordeste gaúcho, entre o Leste da Serra e o Litoral Norte, ainda devem ter momentos de maior nebulosidade com precipitação leve passageira.
Na quarta-feira, 6, o sol aparece com nuvens em todo o Rio Grande do Sul, mas da tarde para a noite a cobertura de nebulosidade aumenta a partir da Metade Norte, onde pode ter chuva isolada até o final do dia.
Na quinta-feira, 7, a nebulosidade aumenta ainda mais e chove na maioria das regiões por efeito de um centro de baixa pressão que atua no Sul do Brasil. Somente pontos mais a Oeste podem escapar da instabilidade.
Na sexta-feira, 8, a instabilidade segue. O centro de baixa pressão estará na costa e a sua circulação de umidade ainda traz chuva e garoa intercaladas com momentos de sol para a Metade Leste enquanto na Metade Oeste gaúcha o tempo firme e o sol predominam com ar seco e frio de origem polar.
No sábado,9, ainda por conta da influência da circulação ciclônica vinda do oceano, deve chover em pontos do Leste gaúcho, o que fará com que cidades como Porto Alegre tenham registro de precipitação na quinta, sexta e no sábado. Ou seja, a capital deve ter chuva em cinco dos sete dias desta semana.
Comentários