Compra de votos: ex-vice-prefeito de município gaúcho fica inelegível por oito anos

Candidato ao Executivo municipal foi condenado por distribuir vales-combustível em troca de apoio nas urnas.

Compra de votos: ex-vice-prefeito de município gaúcho fica inelegível por oito anos
Freepik

   A Justiça Eleitoral condenou por abuso de poder econômico e compra de votos um ex-candidato à prefeitura de Frederico Westphalen (Noroeste gaúcho) no pleito de 2024. Uma investigação realizada pelo Ministério Público Eleitoral, com o apoio da Polícia Civil, demonstrou que o postulante, que era vice-prefeito na época, realizou ampla distribuição de “vales-combustível” em troca de votos e apoio político.

   Mesmo que o candidato não tenha sido eleito, a sentença reconheceu a prática ilícita. O réu está agora inelegível por oito anos e ainda terá que pagar multa R$ 20 mil.

   Somente no dia 5 de outubro – véspera da disputa municipal – teriam sido realizados ao menos 78 abastecimentos em um posto de combustíveis ligado ao candidato, mediante a utilização de 201 “vales”, em um total de 1.407 litros.

   De acordo com o promotor eleitoral Thiago Luís Reinert, responsável pela investigação, “trata-se de decisão paradigmática, que reconhece não apenas o trabalho realizado pelas instituições e órgãos que atuaram para garantir a lisura e a higidez do pleito eleitoral, mas também a necessidade de exemplar punição àqueles que atentam contra os princípios e valores democráticos”.

Fonte(s): Jornal O Sul
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.
,