Foi aberto, na noite desta quarta-feira, 6, o 34º Congresso do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS), no Centro de Feiras e Eventos Expogramado, em Gramado. O encontro, que se estende até sexta-feira, 8, reúne cerca de duas mil pessoas, entre secretários municipais de saúde, técnicos, gestores, profissionais e pesquisadores da área.
A titular da Secretaria Estadual da Saúde (SES), Arita Bergmann, participou da mesa de abertura representando o governador Eduardo Leite. Em seu pronunciamento, destacou que o congresso é uma oportunidade para apresentar aos gestores municipais programas e políticas públicas do Governo do Estado.
“É uma oportunidade de mostrar aos gestores municipais os programas e as políticas públicas que temos executado no Governo do Estado, com o propósito de somar forças aos municípios para promoção da saúde da população”, afirmou Arita.
A secretária citou o SUS Gaúcho como uma das principais iniciativas em andamento, voltada à melhoria da gestão, do financiamento e da oferta de serviços de saúde no Estado.
O presidente do Cosems/RS, Régis Alves, ressaltou a relevância do evento, que chega à sua 34ª edição.
“É um evento de suma importância para que os gestores possam trocar experiências e conhecer cada vez mais as políticas do SUS. Ele também traz propostas para rever, modificar e aperfeiçoar as políticas públicas com base na realidade dos municípios”, disse.
Também presente na abertura, o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço, destacou o caráter mobilizador do encontro:
“Temos um evento representativo da força e da mobilização dos gestores municipais da saúde no Rio Grande do Sul.”
Esta edição do congresso acontece poucos meses após a maior tragédia meteorológica da história do Estado e traz o tema “SUS que Cuida, Gestão que Reconstrói – Novos Caminhos para um Rio Grande que refloresce!”. A proposta é promover o reencontro entre gestores e equipes, valorizar a resiliência dos territórios e reforçar a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) em contextos de crise.
Comentários