Dia da Inclusão do Estação Verão Sesc reúne mais de 2.100 pessoas em cinco praias do RS

Banho de mar acessível e atividades adaptadas promoveram integração e acessibilidade.

Dia da Inclusão do Estação Verão Sesc reúne mais de 2.100 pessoas em cinco praias do RS
Divulgação

   O Estação Verão Sesc realizou no sábado, 24 de janeiro, uma programação especial que movimentou o litoral gaúcho com a celebração do Dia da Inclusão. Ao todo, a iniciativa reuniu um público aproximado de 1.375 pessoas nas praias do Litoral Norte e 761 do Litoral Sul. Desse total, 629 pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida participaram das atividades inclusivas promovidas durante a programação especial. O banho de mar acessível, que utiliza cadeiras anfíbias com rodas largas, adequadas para transitar na areia e flutuar na água, atendeu 33 nas cinco praias, somente neste sábado.

   Na região Sul, a Praia do Laranjal contou com esportes adaptados, incluindo beach soccer, vôlei e aulas de ritmos. Já o Cassino promoveu atividades que simularam mobilidade reduzida, deficiência visual e barreiras comunicacionais, além de sensibilização sobre vivências cooperativas. No Litoral Norte, em Quintão, além das atividades esportivas adaptadas, como o walking football, a Casa recebeu ações de promoção à saúde, que ofereceram testes de acuidade visual, verificação de pressão arterial e orientações sobre vacinação e combate à dengue.

   Para quem esteve em Tramandaí, a celebração da acessibilidade e inclusão reuniu o público durante todo o dia com playground e bikes adaptados e circuito sensorial. Esse é o caso da moradora de Canoas, Sandra Regina da Silva Pinto Brito, de 48 anos, que participou das atividades com sua filha, Julia da Silva Brito, de 15 anos. “Foi muito importante participar das atividades, pois tivemos a oportunidade de aproveitar o mar com a estrutura do Sesc”, explicou a mãe, após Julia realizar o banho acessível com a cadeira anfíbia. “Infelizmente não temos atividades inclusivas em nossa cidade, somente na clínica onde realizamos as terapias. Para nós, são muito importantes essas iniciativas, pois possibilitam que crianças atípicas aproveitem como qualquer outra criança, mesmo com suas dificuldades e limitações, mas com respeito, carinho e atenção. Somos gratas por essa oportunidade”, finalizou.

   Em Torres, a atração ficou por conta das aulas de surfe e brinquedos infláveis. "A praia é um espaço de lazer que deve ser acessível a todos, sem exceção. Quando uma pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida consegue entrar no mar, participar de um jogo de vôlei ou simplesmente sentir a areia nos pés com autonomia, estamos não apenas promovendo inclusão, mas garantindo um direito fundamental: direito ao lazer e à convivência social”, destaca o coordenador de Esporte e Lazer do Sesc/RS, Cassiano Somensi.

Fonte(s): Jéssica Mello - Moglia Comunicação Empresarial
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.
,