Já são 4 os mortos no RS em decorrência das chuvas

Ao menos 138 municípios gaúchos reportaram danos e ocorrências à Defesa Civil do RS.

Já são 4 os mortos no RS em decorrência das chuvas
Foto: Reprodução | Divulgação O Sul.

   Os eventos climáticos que novamente atuaram no Rio Grande do Sul entre os últimos dias 15 e 18 causaram a morte de quatro pessoas e uma série de transtornos associados em 138 municípios que reportaram danos e ocorrências à Defesa Civil gaúcha. Segundo balanço divulgado no fim da noite de domingo (19), 63 pessoas foram feridas, 2.653 ficaram desabrigadas e 7.527 tiveram de ser desalojadas. Mais de 194 mil habitantes foram afetados, direta ou indiretamente, pelas fortes chuvas, vendavais, enxurradas, inundações e soterramentos.

   Em Giruá, uma microexplosão feriu fatalmente uma mulher. Os outros óbitos foram registrados em Gramado, quando duas mulheres foram soterradas na sua residência, e em Vila Flores, onde um motorista perdeu a vida tentando atravessar as águas com seu veículo e acabou sendo arrastado. Desde o início dos eventos, a Defesa Civil do RS articulou junto às forças de resposta a atuação, sendo que o Corpo de Bombeiros Militar, a Brigada Militar, Exército Brasileiro, as Coordenadorias Regionais e Municipais de Proteção e Defesa Civil têm atuado incessantemente nas ações de resgate, salvamento e buscas, além da retirada de pessoas de áreas de risco, preventivamente, e ações de ajuda humanitária.

   Com a intensificação das chuvas, e a resposta nas bacias que estavam já na condição de alerta, no sábado, foi prevista pela equipe da Sala de Situação para a região do Vale do Taquari uma nova inundação com níveis elevados, semelhantes ao da enchente do mês de setembro. Imediatamente foi estabelecido o Sistema de Comando de Incidentes, e as equipes da Defesa Civil já se dirigiram para região no sábado (18), onde fixaram base operacional novamente junto à prefeitura de Encantado, onde as representações de cada órgão têm trabalhado. Além das forças de resposta, equipes da Secretaria Estadual da Saúde, Polícia Civil, Susepe, Polícia Rodoviária Federal tem atuado durante o evento climático.

   Já foram entregues itens de ajuda humanitária pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, sendo apoiados em cestas básicas os seguintes municípios: Alegrete (400), Giruá (200), São Borja (400), Vila Nova do Sul (250), Arroio do Meio (150), Muçum (150), Roca Sales (150). Também foram entregues 750 litros de água potável para Muçum e 750 litros para Roca Sales.

   Em uma rede social, o governador Eduardo Leite publicou que irá, nesta segunda-feira (20), às regiões atingidas pelas enchentes. “Continuo acompanhando as ações da Defesa Civil junto aos municípios impactados pelas chuvas dos últimos dias. Além de resgates, partimos para ações de reestabelecimento de energia, telecomunicações e desobstrução de vias, com equipes da Brigada, dos Bombeiros e apoio do Exército. Nesse momento, toda nossa estrutura de viaturas e aeronaves está sendo empregada nessa direção. Por isso, estou programando para a segunda-feira a minha visita aos municípios mais afetados, para identificar junto aos prefeitos as ações necessárias para a reconstrução.”

Fonte(s): O Sul.
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.
,