Um grupo de produtores da região de Centenário e Erval Grande fazem parte de mais uma edição do programa Juntos para Competir, desta vez com a temática “Acesso a Mercado - Exportação Horticultura”.
O programa é uma parceira entre Farsul, Senar e Sebrae, que leva consultorias e conhecimento a produtores de diversas cadeias produtivas no RS. O objetivo é elevar o nível de competitividade dos envolvidos, justamente para prepará-los para a comercialização em mercados internacionais.
Em encontro realizado na segunda-feira, dia 22, na sede da Citrosul, em Centenário, foram realizadas as entregas de mapas detalhados e relatórios das propriedades rurais participantes. Estas são ferramentas que auxiliarão na gestão e na tomada de decisão relacionada ao uso dos espaços de produção, bem como melhorias que as consultorias e capacitações virão a propor nos próximos passos do trabalho.
Esta etapa foi apresentada pela engenheira ambiental Daiane Baldissarelli e pela bióloga Bruna Luisa Pastore, ambas da FAU Agricultura & Meio Ambiente, que atua no projeto por meio do Sebrae. A entrega foi acompanhada pela representante do Sebrae, Cheila Lorenzon, pela supervisora de Formação Profissional Rural do Senar, Francine Nava, além da assessora do Sindicato Rural de Erechim (entidade conveniada com o Senar na região), Gracieli Verde. O produtor e empresário Elio Moreto, da Citrosul, também acompanhou as entregas
Ao longo de dois anos, os produtores envolvidos deverão receber assessoramento para adequações de boas práticas agrícolas, certificações, consultorias técnicas e em gestão, análises de produtos, além de capacitações complementares conforme diagnóstico.
Já na unidade de beneficiamento, que neste caso é a Citrosul, o trabalho envolverá diagnóstico, plano de exportação e possibilidade de participação em feiras, bem como as consultorias e análises de produtos. Um dos resultados que se espera é incrementar o faturamento dos negócios envolvidos no programa, bem como inserir mais produtores no mercado internacional, neste caso envolvendo a citricultura.
Comentários