A chegada do padre Milton Lay Mattia ao Lar Sacerdotal, instalado junto ao Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Erechim, nesta semana, abre um novo capítulo na história do local, pensado pela Diocese de Erexim como um espaço permanente de acolhida e cuidado aos seus sacerdotes idosos ou em recuperação de saúde. Em funcionamento desde outubro de 2019, o Lar Sacerdotal passa a abrigar o padre, que soma quase 60 anos de ministério, fortalecendo uma proposta que une atenção humana, espiritualidade, convivência e dignidade na etapa mais avançada da vida sacerdotal.
A presença de padre Milton no local carrega um simbolismo que atravessa gerações. Ainda adolescente, ele ajudou diretamente na construção dos alicerces do antigo seminário, hoje parte do complexo onde funciona o Lar Sacerdotal. Ao chegar no Lar, recordou que participou da escavação dos fundamentos e do transporte de materiais para a obra. “Nós éramos meninos ainda e cavávamos poços, carregávamos terra e tijolos para fazer a construção do seminário”, relembrou.
Décadas depois, o retorno ao mesmo espaço acontece em outro tempo da vida. Ao falar sobre esse reencontro com o lugar onde iniciou sua caminhada vocacional, padre Milton utiliza uma imagem forte e afetiva. “Para mim, é como se eu estivesse voltando para o útero materno da minha vida”, afirmou. Segundo ele, viver hoje no Lar Sacerdotal representa um tempo especial, “não só de descanso, mas também de recordação da vida”, marcado pela gratidão e pela serenidade.
O Lar Sacerdotal funciona em uma ala adaptada do Seminário Nossa Senhora de Fátima, de propriedade da Mitra Diocesana de Erechim. Conforme o estatuto, o espaço tem como finalidade acolher padres idosos, doentes, em recuperação ou em período de repouso, oferecendo condições para que vivam com dignidade. Isso inclui alimentação, repouso, estudo, lazer, cuidados de saúde e atendimento espiritual, médico e psicológico.
Atualmente, cinco padres residem no Lar: Alberto Disarz, Antonio Schefell, Adelar de David, Milton Lay Mattia e Antonio Miro Serraglio. Cada sacerdote conta com quarto individual mobiliado, além de áreas comuns como capela, refeitório, cozinha, sala multiuso, enfermaria, academia e solário. O espaço também possibilita, conforme a condição de cada …
A coordenação do Lar Sacerdotal está sob responsabilidade do padre José Carlos Sala, que também é Reitor do Seminário e do Santuário Nossa Senhora de Fátima. Segundo ele, desde a implantação do Lar, em outubro de 2019, a proposta sempre foi clara. “A primeira palavra que define este espaço é acolhida. O Lar Sacerdotal quer ser um lar de valorização por quem tanto trabalhou pela Igreja”, afirmou.
Padre Sala destaca que o local foi pensado para oferecer conforto, autonomia e convivência. “Nós procuramos deixar todos os ambientes para que a pessoa se sinta bem. Especialmente os padres do Lar”, explicou. O espaço conta com cuidadoras permanentes, além de serviços terceirizados de cozinha, limpeza e lavanderia, com acompanhamento técnico na área da enfermagem, garantindo cuidados contínuos e humanizados.
Para o coordenador do Lar, a existência do espaço é fundamental, especialmente porque muitos padres, com o avanço da idade, acabam perdendo vínculos familiares próximos. “O padre trabalha com muita gente, doa a vida inteira à Igreja e ao povo. Quando chega numa idade mais avançada, é difícil ter alguém que cuide diretamente. Aqui, ele encontra todo o tipo de cuidado de que necessita”, ressaltou padre José Carlos Sala.
A decisão de residir no Lar Sacerdotal é pessoal e tomada de forma livre por cada sacerdote, em diálogo com a Diocese.
Comentários