Milho silagem tem bom desenvolvimento no RS

As condições climáticas continuam favoráveis à cultura do milho em todo o Estado.

Milho silagem tem bom desenvolvimento no RS
Divulgação Arquivo Emater

   As condições climáticas continuam propícias para o milho silagem, que apresenta adequada situação fitossanitária e bom desenvolvimento nas regiões produtoras do Rio Grande do Sul. De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado pela Emater/RS-Ascar nesta quinta-feira (15/01), na Fronteira Noroeste, a maioria das lavouras foi cortada e ensilada, e o rendimento de massa verde foi excelente. No entanto, algumas lavouras foram cortadas após o ponto de ensilagem, em razão das chuvas ocorridas no final de dezembro, que impediram a operação em muitas áreas.

   Estimam-se que 65% dos 366.067 hectares de área prevista pela Emater/RS-Ascar para esta safra no Estado estejam implantadas. A maioria está em fase de maturação e enchimento de grãos, com produtividade estimada em 38.338 kg/ha.

   Na região de Santa Rosa, mais de 48% das áreas cultivadas com milho silagem foram colhidas. Há 5% em desenvolvimento vegetativo, 2% em floração, 11% em enchimento de grãos e 34% em maturação. Na região de Ijuí, mais de 40% das lavouras de milho silagem foram colhidas, com alto volume de massa verde e boa quantidade de grãos. Em Santo Augusto, por exemplo, a produtividade está acima de 45 t/ha de massa verde. Na região de Caxias do Sul, as lavouras em florescimento e formação de espigas estão demonstrando ótimo desenvolvimento. Porém, a maior parte ainda está em desenvolvimento vegetativo. Na de Passo Fundo, as chuvas regulares auxiliaram na recuperação do potencial produtivo e 75% das áreas com milho silagem estão em pendoamento.

   A semeadura do milho está em fase final em várias regiões e chega a 94% da área projetada pela Emater/RS-Ascar para esta safra, que é de 785.030 hectares, mas a maior parte das culturas ainda está em enchimento de grãos. A colheita já começou e avança bem, exceto onde o excesso de chuvas do período dificultou a operação, e atinge 11% da área cultivada com milho no Estado. A produtividade média estimada pela emater/RS-Ascar é de 7.370 kg de milho por hectare.

   PASTAGENS - As chuvas recentes, associadas à adequada umidade do solo e às temperaturas elevadas, têm proporcionado boas taxas de crescimento das pastagens, rápida rebrota após o pastejo e aumento da oferta forrageira. Em áreas com altura e lotação apropriadas, a qualidade da forragem está excelente. Em diversas regiões, a regularidade das precipitações resultou em excedente de massa verde, exigindo ajustes de manejo para a preservação da qualidade.

   Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Erechim, o retorno do sol, as chuvas ao final do período (cerca de 50 mm acumulados) e o predomínio de dias ensolarados favoreceram o desenvolvimento vegetativo das pastagens anuais e perenes de verão, bem como dos campos nativos, que apresentaram oferta satisfatória. A produção de feno e silagem pré-secada estão em andamento, com destaque para tifton e Jiggs. Na região de Caxias do Sul, as forrageiras anuais e as perenes de verão, como tifton, apresentaram excelente brotação, sustentando os pastejos. Os campos nativos estão em plena produção, possibilitando bons ganhos de peso para as diferentes categorias de animais.

 

Fonte(s): Imprensa - Emater RS - Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.
,